Hoje não vou dar dicas, nem falar das minhas experiências. Já é hora de ir desacelerando o passo e encher o peito de bons sentimentos.
Estamos sempre atarefados e conectados, sempre lendo uma mensagem, falando ao telefone ou respondendo a um e-mail, seja lá aonde estivermos. Com tantos recursos a nosso dispor, parece que aumentamos nossa produtividade.
Mas será mesmo? Embora contemos com toda essa parafernália tecnológica, já reparou como estamos sempre reclamando que nos falta tempo para isso e aquilo outro? O relógio e os novos recursos nos enganam!
Não quero parecer saudosista, mas costumo lembrar da época em que viajava o dia todo e ao final de uma jornada de trabalho ligava para a empresa para saber se tínhamos alguma novidade ou mesmo para passar um pedido mais urgente. Quero dizer com isso que tenho a impressão de que há uns (bons) anos tínhamos tempo para nos concentrar em cada uma das coisas por vez, sem sermos interrompidos por ligações, novas mensagens, novos e-mails…
Noto hoje o espanto e a surpresa dos jovens quando comento com eles sobre o telex, o fax, sobre as remessas de pedidos enviados por correio ou sobre o malote semanal. Pois é, a vida nem sempre foi “computadorizada”, e apesar disso, as coisas aconteciam.
É evidente que agora elas acontecem também, que desfrutamos de oportunidades nunca antes imaginadas e que possuímos meios incríveis para viabilizar grandes projetos, o que sem dúvida alguma é ótimo. A minha observação, porém, é que mesmo tendo esse monte de facilidades, estamos sem tempo!
Horas, dias, meses e anos passam assim, sem mesmo notarmos, o que é um perigo quando não conseguimos pensar em nossos negócios, quando não conseguimos planejá-los, orientando nossa vida profissional e pessoal. Surpreendo-me com empresas e empresários que não estão pensando em qual será o “próximo passo”, se seu produto continuará sendo adquirido no futuro, se seu negócio tem perenidade ou não, entre outras questões.
Enfim, meu caro, não basta resolver somente o dia a dia, é preciso sair desse lugar-comum, sair da rotina e ver além. Mais do que isso, precisa cuidar melhor do seu tempo para que dentro em breve ele não se revele contra a estratégia e o futuro da sua empresa.
Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!
Comments