5 dicas para definir indicadores de resultados

bom-indicador-resultado

ricardo-frederico-exitus-consultPode parecer mentira, mas a quantidade de empresas que não mensura e nem avalia seus resultados é enorme. É difícil imaginar como pode uma organização caminhar totalmente sem rumo, mas isso acontece.

Ao contrário do que alguns podem defender, o simples feeling não é ferramenta de trabalho. Não que a intuição seja descartável nos negócios, mas ela só terá sentido se for alimentada por dados, projeções e indicadores objetivos.

Mas essa não é a questão. O que realmente importa para as companhias é dispor de informações consistentes que lhes permitam compreender os resultados alcançados e traçar planos assertivos para o futuro. Mas sem os indicadores adequados fica impossível identificar falhas, corrigir erros a tempo, otimizar técnicas, reposicionar a marca e tomar decisões em geral. Enfim, sem subsídios significativos fica impossível ser estratégico.

O que eu percebo, nos muitos casos que acompanho, é a carência de uma cultura de resultado, ou seja, não há nas empresas um espírito curioso, uma postura comprometida ou um esforço que fomente buscas mais profundas sobre os rumos do negócio. Alguns diretores e gestores se pautam somente pelas informações financeiras, esquecendo-se de que existe todo um complexo sistema a ser considerado.

Mas o que é um bom indicador?

bom-indicador-resultado

Fonte: Madpeo.

Embora existam indicadores universais, utilizados por grande parte do mercado, é fundamental conseguir levantar informações mais específicas, ligadas ao universo exclusivo de cada empresa, pois o seu segmento, suas políticas corporativas e seus objetivos, entre outros fatores particulares, influenciam diretamente nos tipos de resultados obtidos.

É importante lembrar que mesmo dentro da própria companhia é necessário afunilar ainda mais a obtenção de dados, sobretudo por conta das diferentes áreas que a compõem. Desse modo, tanto é possível desenhar o cenário global da presente situação quanto entender as necessidades pontuais dos departamentos.

Deve-se ressaltar também que um bom indicador é aquele com informações que permitem ao gestor tomar decisões a tempo de corrigir uma rota ou aproveitar uma oportunidade.

Bem, mas se isso não é o suficiente para você definir os seus indicadores, aí vão outras dicas imperdíveis.

Para ter sucesso com seus indicadores

1. Tenha clareza dos seus objetivos: O primeiro passo para determinar quais serão os indicadores a serem monitorados é definir com muita clareza os objetivos da companhia, pois só assim eles poderão ser mensuráveis. Aonde você quer chegar? Quais são suas metas? Além da finalidade geral, quais são os objetivos específicos?

2. Verifique a efetividade dos indicadores escolhidos: Esta etapa é uma espécie de depuração do tópico anterior. Para decidir com maior segurança pela adoção ou descarte de um indicador, é possível recorrer a um pequeno roteiro como esse: 1. O indicador consegue medir o resultado?; 2. Ele consegue mostrar, em tempo hábil, quando se operou alguma mudança?; 3. O indicador entrega informações suficientes para tomar decisões?; 4. Os dados fornecidos provêm de fontes confiáveis?; 5. É possível ter acesso regular a esses dados ou contar com recursos para adquiri-los?; 6. Toda a equipe consegue compreender com facilidade a informação gerada?

3. Considere sempre áreas específicas: Como já foi sinalizado, não adiantar adotar apenas uma métrica para analisar os resultados de toda a empresa. Áreas ou departamentos específicos têm características particulares e possuem objetivos próprios, que precisam ser avaliados de perto.

4. Conte com o apoio da contabilidade: O setor de Contabilidade dispõe de diversas informações e ferramentas que indicam a realidade do negócio. Uma delas é o balancete, que é capaz de prover uma visão ampla da situação financeira e econômica, além de outros detalhes.

5. Faça reuniões periódicas para analisar resultados: É por meio de ações como essa que se vai criando uma cultura de resultado sólida dentro da companhia. Nas reuniões periódicas para apresentar e analisar os indicadores revelados são alimentadas vantagens como: aproximação e maior alinhamento da equipe; fortalecimento do comprometimento para com o exame dos rumos do negócio; geração de subsídios para novos insights; posicionamento estratégico.

Quero destacar aqui que utilizar os indicadores certos é um fator crucial para o sucesso da sua empresa, mas não o único. Essa é apenas uma parte do processo. A segunda diz respeito a saber trabalhar as informações levantadas para implementar mudanças, melhorias, correções e o que mais for necessário para o avanço contínuo do negócio.

Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!

Referências: Versa Informática, Administradores, Blog da Qualidade.

ricardo-frederico

Comments


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *