5 táticas para aumentar as vendas em curto prazo

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ricardo-frederico-exitus-consultA economia fragilizada e as incertezas deste ano polêmico têm abalado os mais diversos setores. Quem precisa vender já sentiu o recolhimento do consumidor, associado a sua desconfiança e as suas dívidas pendentes.

Embora a situação esteja difícil “pra todo mundo”, não é possível se conformar com os baixos resultados apresentados nos últimos meses. Afinal, os negócios têm de continuar!

Neste artigo da EXAME.com, o palestrante e especialista em Vendas, Marcelo Ortega, afirma que “crise é oportunidade versus risco. Economia fraca é parte do risco do empresário e do time de vendas”. Ou seja, esse é um panorama a ser trabalhado conforme as possibilidades do momento, mas que, de qualquer forma, deve ser encarado como uma oportunidade.

É necessário ter um espírito proativo e inconformado, que nunca se rende às situações, por mais delicadas que elas sejam. Ok, eu sei, nem sempre é fácil encontrar as saídas quando as contas apertam. Mas lembre-se: as melhores ideias só aparecerão quando você começar a estudar as estratégias cabíveis.

Aumentando as vendas em curto prazo

aumentar-vendas-curto-prazoFonte: Instructorblogs.

Diante do ritmo lento das vendas atuais, uma solução altamente pertinente é buscar maximizar o desempenho em curto prazo. Quando os resultados caem, todo o equilíbrio da empresa é afetado, por isso, é fundamental recorrer a táticas que assegurem a estabilidade com mais rapidez.

Abaixo eu separei pra você algumas opções para ajudar nesse sentido. Espero que faça bom proveito.

1. Promoções especiais

Consumidores estão sempre a procura de uma boa promoção, sobretudo quando a grana anda mais apertada. Então, desenvolva ações especiais de curto prazo que ofereçam ótimos preços e benefícios irresistíveis. Procure diferenciar esses esforços, personalizando os incentivos para o atual momento.

2. Cartões-presentes

É comum o cliente entrar na loja sem saber o que comprar para seus amigos ou familiares em uma ocasião especial. Quando ele não acha nada que desperta o seu interesse, ainda que indeciso, sua atitude é pular até a próxima loja. No entanto, o cartão-presente é capaz de mudar essa história, pois concede que o próprio indivíduo a ser presenteado escolha o item que mais lhe agrada. Para facilitar ainda mais, eu aconselho que seja oferecida a possibilidade de enviar o cartão por e-mail, com uma mensagem adequada a cada circunstância.

3. Grupo consultivo

Para aumentar as vendas é necessário saber o que o cliente procura, certo? Desse modo, tente formar um grupo com membros de seu público-alvo que possam dar dicas de melhorias ao negócio. Em troca ofereça vantagens nas compras, as quais já darão uma impulsionada nos resultados imediatos.

4. Programa de Fidelidade

Sua empresa tem algum Programa de Fidelidade em andamento? Então, comece a pensar em algo desse tipo. Se já tiver, busque atualizar as condições e benefícios. Divulgue o programa de maneira consistente e planeje “upgrades” para quem já está fidelizado, assim as vendas podem se manter aquecidas.

5. Senso de urgência

Procure mexer com os instintos dos consumidores por meio de mensagens capazes de despertar o seu senso de urgência. Elabore ações que destaquem, por exemplo, as últimas peças, ofertas relâmpago ou condições exclusivas aos primeiros compradores. Faça contagens regressivas para o término de uma promoção, agitando o público a correr para aproveitá-la.

Essa questão sobre o senso de urgência é muito interessante, por isso quero falar um pouco mais sobre ela no próximo post, onde trarei dicas para desenvolvê-la com sucesso. Aguarde!

Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!

Referências: EXAME.com, Economia SC, Pensando Grande, UOL HOST.

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