Crescer, tornar-se referência no mercado e ver consolidar um império. Quantas e quantas empresas não desejam alcançar esse patamar?
Agora, sendo honestos, quantas, porém, trabalham para avançar de modo consistente?
Pois é, para que os sonhos se concretizem temos de ser fieis a eles, o que significa empreender esforços sem desanimar, pelo tempo que for necessário. Nesse processo gosto muito de chamar atenção à importância do capital do humano, pois em inúmeras companhias as pessoas que compõem o time de colaboradores são esquecidas enquanto fator essencial para o sucesso.
Muitas vezes investe-se em tecnologia, novos processos e métodos diferenciados, mas não em quem realmente opera e dá sentido a tudo isso: o ser humano. Todavia, para atender as modernizações da empresa, acompanhar as movimentações do mercado e manter a competitividade da marca em alta, é preponderante garantir a expansão das capacidades dos indivíduos, que é a única “máquina” capaz de transformar os desafios dos novos tempos em oportunidades reais.
Deve-se compreender que não basta contratar profissionais capacitados – não, meu amigo, a história não termina por aí! É preciso ir além e viabilizar sua reciclagem ao longo do tempo, com treinamentos teóricos e práticos que desenvolvam, corrijam ou potencializem suas habilidades. Só assim a organização se manterá atualizada para enfrentar a constante renovação da concorrência.
Mais motivada, a equipe terá condições de produzir mais e melhor, contribuindo efetivamente nas tarefas de maximizar resultados, minimizar custos e aperfeiçoar os recursos disponíveis.
Como assegurar a efetividade dos treinamentos
Fonte: Pymes Peruanas.
Como sempre, o planejamento é indispensável. Segundo Idalberto Chiavenato, autor do livro Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações, para se planejar os treinamentos de modo satisfatório é necessário concebê-los sob 3 perspectivas fundamentais: as etapas, o conteúdo e os objetivos.
Cada uma delas tem de abranger as seguintes compreensões:
1. Etapas
- Levantamento de necessidades;
- Programação do treinamento;
- Implementação e execução;
- Avaliação dos resultados.
2. Conteúdo
- Transmissão de informações;
- Desenvolvimento de aptidões;
- Desenvolvimento ou modificação de comportamentos e atitudes;
- Desenvolvimento de conceitos.
3. Objetivos
- Tornar os indivíduos aptos;
- Transformar ações e atitudes;
- Servir de ligação a um contínuo desenvolvimento.
Sim, a palavra utilizada ali foi “contínuo”, o que reforça a ideia que estou defendendo neste post. Para complementar, sugiro que leia também o texto “6 erros na capacitação profissional por meio de cursos e treinamentos”, onde falo sobre a falta de cultura de desenvolvimento profissional.
Talvez, superá-la seja o primeiro passo para as grandes conquistas que o seu negócio tanto almeja. O seu time agradecerá, enquanto os concorrentes ficarão desesperados.
Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!
Referência: MeuArtigo.com.
Comments