Planejamento de Expansão de Redes de Varejo
IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
- A quem se destina: idade, gênero, formação educacional, nível socioeconômico;
- Perfil de consumidor, hábitos de consumo.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO PÚBLICO-ALVO
- Pesquisa das áreas com maior concentração de público-alvo, com ou sem o auxílio de ferramentas de geomarketing.
CRITÉRIO DE SELEÇÃO DE PRAÇAS E MUNICÍPIOS
- Pesquisa do grau de desenvolvimento e vocação econômica da região, PIB, IDH, análise de potencial de consumo, logística, serviços públicos e privados disponíveis, presença de concorrentes e substitutos.
- Definição das prioridades de praça, velocidade de implantação e estabelecimento de cronograma.
DESENHO DOS PROCESSOS DE LOCALIZAÇÃO, SELEÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE PONTOS COMERCIAIS
- Demonstrativo de todas as etapas necessárias à escolha do ponto comercial ideal, desde a localização até a negociação final em condições favoráveis, para que o custo de ocupação não inviabilize a negócio.