No mês passado Ricardo Frederico, Diretor Comercial e de Marketing da Credeal e sócios da Exitus Consult, foi convidado pela Revista Lojas para falar sobre o atual cenário do mercado papeleiro.
De maneira objetiva, o consultor apontou os principais desafios do segmento de papelaria, tais como a grande concorrência entre as lojas, a constante necessidade de se adequar à mudança do perfil dos consumidores e as dificuldades enfrentadas com fornecedores (principalmente no início do empreendimento). Além disso, ele destacou a importância de se realizar ações promocionais e aproveitar datas sazonais para divulgar o estabelecimento.
“(…) Divulgue sua loja, utilize alguma ferramenta de marketing como malas diretas, propaganda em jornais de sua cidade ou bairro, rádio, visite escolas, proponha patrocinar listas das escolas, faça promoção, traga os clientes para dentro de sua loja, enfim não basta mais ficarmos apenas aguardando a visita é preciso ir atrás dos clientes.”
Outra dica é nunca parar de se atualizar, para isso o consultor destacou a importância de realizar cursos, ler livros técnicos, fazer pesquisas sobre o tema, ficar de olho no que o concorrente está fazendo (novos produtos, promoções…), dessa forma é possível crescer efetivamente tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.
Essas são algumas das muitas sugestões dadas na matéria “Mercado de Papelaria ainda é viável?”. Clique na imagem a seguir (páginas 50 a 51) e fique atento às questões que você deve levar em conta para manter que sua papelaria se destaque no mercado.
Comments