O crescimento da empresa é uma preocupação constante dos empresários. Inseridos em qualquer cenário político-econômico, há sempre quem questione se está pronto para crescer, se possui capacidade produtiva, qualidade e equipe qualificada para isso. Porém, essa percepção deve ser aprofundada com dados, pesquisas e informações concretas para que os passos em direção ao crescimento não sejam tomados somente com base na percepção intuitiva.
Faça as perguntas certas!
Se você acredita que sua empresa pode crescer, pergunte-se, antes de qualquer coisa, o que o levou a acreditar nessa possibilidade? Foi seu feeling e sua experiência no mercado ou foram dados consistentes? Os cenários mudam cada vez mais rapidamente, com inovações tecnológicas e novos comportamentos de consumo. É preciso conhecer o seu mercado profundamente, estar atualizado, estudar os concorrentes, saber a sua participação (marketshare), analisar seu mix de produtos e as necessidades dos clientes.
Metodologia necessária
Pode parecer óbvio, mas todos esses passos são fundamentais para que sua empresa possa realmente investir em crescimento. E nesse sentido, a Exitus Consult pode ajudar a levantar as informações com imparcialidade e clareza, oferecendo análise completa interna e externa do seu negócio, para que você consiga atingir rapidamente os resultados que deseja.
A maioria das empresas pequenas superam suas dificuldades de forma empírica, sem metodologia e, à medida que vão crescendo, precisam de profissionais qualificados e experientes para estruturar os novos caminhos do crescimento. No entanto, até mesmo médias e grandes empresas continuam com o mesmo comportamento do início de suas atividades, superando suas dificuldades sem metodologias adequadas.
Com o passar do tempo, é fundamental estudar a empresa e, principalmente, o mercado que se está inserida, além de conhecer o que realmente pode ser chamado de produto e se este terá espaço no mercado futuramente, considerando uma possível necessidade de alteração de rota
Pense nisto e não deixe que seu dia te consuma.
Ricardo Frederico
Comments