Para muitos negócios os meses de férias é um verdadeiro oásis de oportunidades. Quem trabalha com artigos de praia, camping e viagens, por exemplo, têm aí uma série de fortes apelos para movimentar as vendas. Por outro lado, papelarias, gráficas e comércios em cidades pequenas, entre outras empresas, costumam enfrentar certas dificuldades quando a moçada entra em seu período de descanso.
De qualquer forma, seja para se destacar entre a concorrência acirrada ou para manter o faturamento em alta, é primordial adotar estratégias especiais que deem conta da situação.
Essas ações devem ser planejadas desde o começo do ano, tendo sempre em vista o comportamento natural do segmento durante os meses em questão, assim como as forças e fraquezas específicas da organização em seu microambiente.
Aproveite a experiência acumulada de outros “carnavais” para direcionar os esforços. Como o mercado estava nessas últimas férias de julho? E no ano passado, e no anterior? Quais foram os principais desafios nessas épocas? Algum produto teve maior procura?
Otimize os acertos e minimize os erros. Mas não deixe para a última hora. Analise bem a sua realidade para encontrar as respostas que farão a diferença. E, a propósito, já esteja preparado para dezembro e janeiro!
5 dicas para aumentar as vendas nas férias
Fonte: iPhoto Pick.
Bom, na verdade, o primeiro conselho é justamente tentar compreender o seu negócio frente aos períodos de férias. Porém, vamos ver a seguir algumas dicas mais práticas, que poderão te ajudar a conquistar melhores resultados.
1. Supra as deficiências dos concorrentes
Enquanto outras lojas estiverem apenas liquidando estoques, comece já a trazer novos produtos, adiantando coleções e itens exclusivos, por exemplo.
Lembre-se de dirigir a comunicação também para outros públicos que não são impactados com a ocasião diretamente. Ofereça a eles a atenção que outras empresas estão ignorando.
2. Capriche nas promoções
Campanhas ligadas às férias são fundamentais para determinados negócios. No entanto, é preciso criar diferenciais para ganhar visibilidade em meio aos demais apelos do mercado. Uma boa saída pode ser entregar brindes ao invés de apenas focar em preços mais baixos.
Alie a fome com a vontade de comer. Quando chegar a época de relaxar, crie promoções aliadas a destinos interessantes, mesmo que não sejam muito badalados. O importante é alimentar o espírito aventureiro.
3. Invista na comunicação
De nada vai adiantar desenvolver promoções “irresistíveis” se ninguém souber que elas existem. Não fique aguardando as pessoas passarem em frente ao seu estabelecimento para tomar ciência das ações desenvolvidas. Utilize os meios de comunicação para anunciar as facilidades e seduzir o consumidor.
Não caia na ilusão de achar que qualquer material serve. Lembre-se da concorrência: ela não deixará barato! Por isso, garanta uma campanha de qualidade, criativa e disseminada nos canais mais relevantes para o seu público.
4. Agregue novos produtos
Talvez sua empresa não conte com mercadorias ou serviços interessantes para as férias. Mas quem disse que tem de ser assim? Itens de menor valor agregado podem ser adotados exclusivamente nesse período a fim de criar um vínculo maior com o cliente. Destaque esses diferenciais buscando ligações e conceitos que reforcem o impacto.
5. Fortaleça o atendimento
Se o movimento aumenta por conta da visita dos estudantes, é hora de ampliar os vendedores e mostrar um bom atendimento. É necessário estar bem treinado para lidar com a atitude curiosa dos jovens. Além disso, o ambiente deve apresentar um clima alegre, com profissionais capazes de tornar a experiência inesquecível, pois essa pode ser a única chance de cativar o público.
Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!
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