Março é o mês do Dia Internacional da Mulher (08/03), Dia Mundial do Consumidor (15/03), Dia Mundial da Juventude (22/03) e outras comemorações. Logo, logo abril entra em cena com suas datas especiais, assim como maio, junho e daí por diante.
Essas oportunidades são essenciais para as empresas que desejam movimentar suas vendas, principalmente em um período complicado como promete ser 2015. Definir com clareza um bom Calendário Promocional é um dos primeiros passos do planejamento anual de qualquer negócio. Do fundo do meu coração, eu espero que você tenha preparado o seu.
Embora diversas companhias estejam até acostumadas a integrar essas ocasiões pontuais em suas ações ao longo dos meses, são poucas aquelas que conseguem trabalhá-las de modo inovador. Muitas vezes o planejamento cai no pecado de banalizar as datas comemorativas, para as quais são pensadas aquelas típicas mensagens clichês ou, no máximo, promoções básicas, que são sempre deixadas para a última hora.
Parto do princípio de que é necessário acreditar em tudo que vamos fazer. Acho fundamental colocar a alma e o coração em nossos projetos no intuito de fazê-los melhor, mais verdadeiros e mais poderosos. Pode ser que isso não fique explícito em uma peça publicitária, por exemplo, mas esse movimento por trás das “luzes do palco” acaba contagiando todo o processo, que, então, ganha um significado muito maior e confere mais vida e expressividade ao resultado final.
O que estou tentando dizer é que não adianta elaborar uma ação para o Natal se você não acredita mais nele. Não adianta usar o Dia das Crianças, se na esfera particular você nem repara direito nos seus sobrinhos pequenos. Entende? Esse tipo de postura se estende para os negócios e “contamina” os esforços da marca em se sobressair. Além disso, como motivar toda uma equipe, visando um objetivo comum, sem possuir a motivação própria?
Ok, ok, sei que a proposta não é nada ortodoxa, mas entendo que esse seja o caminho certo para conferir alma aos seus empreendimentos. As pessoas sentem e são atraídas por isso, porque, no fundo, estão ansiosas que outras almas toquem a sua, e não um simples apelo de venda maquiado para o Dia “X”.
Planejando com emoção
Fonte: Le Figaro.
A ideia aqui é tirar o seu Calendário Promocional do lugar-comum, tentando fazê-lo mais relevante para o cliente e o negócio como um todo. Nesse sentido, é imprescindível oferecer algo com mais valor do que as mensagens clichês, já desgastadas, comentadas há pouco. É preciso instigar os sentimentos das pessoas e fortalecer os laços emocionais com a marca.
Para concretizar essa missão, primeiramente, deve-se conhecer bem o perfil do público-alvo, a fim de que as datas mais importantes para ele possam ser selecionadas. O segundo passo é entrar em sintonia com o clima dessas comemorações, buscando conhecer sua origem, encantar-se com os seus motivos e já identificar as possibilidades mais coerentes à ocasião. O terceiro passo é a criação propriamente dita do que será feito: as promoções, os descontos, os concursos culturais, entre outras ações. Nessa etapa a criatividade pode (e deve) rolar solta, fugindo da preguiça ou medo de inovar. Por fim vem o momento de envolver o grupo de colaboradores com a atmosfera especial de cada dia, fazendo-o (com antecedência!) comprar a proposta desenvolvida.
É válido também investir em datas personalizadas, estabelecidas pela própria empresa, tais como o aniversário da loja e o “dia do cliente amigo”. Esse tipo de atitude tende alimentar uma relação de maior proximidade com o consumidor, que passa a se sentir valorizado em um âmbito mais restrito.
Olhe para 2015 com uma visão nova, desapegada das tradições cansativas. Redescubra a essência do seu negócio e dê significado a todos os seus esforços. Não faça só por fazer. Não siga a concorrência pela força do hábito. Planeje com verdade e tenha um Calendário Promocional incomparável.
Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!
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