O tempo urge, meu caro, e se você ainda não preparou o Planejamento para 2015 é hora de acelerar o processo.
Embora esta época seja um período conturbado para muitos negócios, não se pode relegar o planejamento ao último segundo, quanto menos para o próximo ano, depois do carnaval.
Essa é uma questão urgente, que deve ser transformada em prioridade em sua empresa. Afinal, não dá para caminhar sem um destino, sem um objetivo claro, sobretudo quando se tem à frente um período de incertezas como 2015.
Pois é, o próximo ano promete ser um tanto desafiador. Conforme indica grande parte dos empresários e economistas, ele não representará uma boa fase à economia nacional. Observe você mesmo, a inflação já está aí afastando uma parcela considerável do público consumidor.
Logo, o mar não está para muitos peixes! Se você não caprichar no preparo das redes, iscas e varas seu barco correrá grande risco de afundar, e obviamente não é isso o que queremos. Então, resolvi selecionar hoje algumas dicas importantes para turbinar o seu planejamento para os próximos 12 meses.
Preparando os negócios para 2015
Fonte: Elegance Décor.
1. Muito cuidado com a área financeira: Como o cenário econômico do país aponta um horizonte de instabilidades, é essencial focar esforços na elaboração de um planejamento financeiro muito bem estruturado. É necessário analisar o mercado e prever soluções para problemas potenciais. Caso a recessão se estabeleça, somente as empresas que tiverem as finanças bem equilibradas sobreviverão.
2. Analise o setor: Lembre-se, você não está sozinho. O setor ao qual sua empresa pertence tem uma dinâmica própria e um jeito típico de lidar com as dificuldades. O que está sendo feito neste momento? Quais as expectativas para o seu tipo de negócio em 2015? A análise deve levar em consideração todos os pontos de vista possíveis (econômico, jurídico, estrutural, entrada de produtos substitutos, entre outros). Além disso, uma forma muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é verificar também como a concorrência está se saindo.
3. Fique atento às mudanças: 2015 trará algumas novidades para o dia a dia das empresas, que terão de se adaptar a questões complexas, principalmente relacionadas à prática contábil, fiscal e trabalhistas. Uma delas, por exemplo, diz respeito a entrada em vigor do eSocial, programa que visa unificar o envio de informações dos empregadores em relação aos seus empregados.
4. Defina responsáveis: Objetivos traçados, metas definidas e pronto, agora o planejamento segue firme! Bem, infelizmente, não é bem assim. Em minha experiência como Consultor Empresarial tenho visto, com certa frequência, companhias que se empenham na elaboração de um plano de negócios, mas que, apesar disso, não o tiram do papel. Seu engavetamento é um dos principais motivos de as empresas não alcançarem resultados consistentes. Mas, para driblar esse problema, eu sugiro que sejam definidos, desde o início, os colaboradores que serão responsáveis por tarefas específicas. Essa é uma maneira de criar sinergia e comprometimento por parte da equipe.
5. Lance o planejamento em um bom sistema: Trabalhado do modo correto, um sistema de gestão se torna uma poderosa ferramenta em favor da praticidade e objetividade do seu trabalho. Invista em um software reconhecido e capacite os funcionários quanto a sua utilização. Assim, fica mais fácil obter dados sobre o andamento das atividades e intervir para administrar melhorias.
Lembre-se que para ter um planejamento realmente eficiente é recomendado dividi-lo em níveis, como estratégico, tático e operacional. A ideia é não deixar nenhum detalhe passar. Quanto mais profundas forem as diretrizes, mais chances de sucesso seu negócio terá.
Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!
Referências: Administradores, Fecomércio-MS, Segs.com.br, Treasy.
Comments