Festas, confraternizações, viagens, descanso, férias. Chega este período do ano e é praticamente inevitável deixar de pensar nessas oportunidades, afinal, o ano foi puxado e todos merecem um tempinho para relaxar.
Por outro lado, a rotina ainda continua. É preciso atingir as metas e “deixar a casa em ordem” antes de qualquer comemoração. Estes dias que anunciam o Natal e o Ano Novo costumam ser delicados para os gestores das empresas, que precisam extrair ânimo e dedicação de suas equipes, mas, ao mesmo tempo, sem cobrar delas um desligamento total do contexto festivo.
É preciso assumir que o clima está mesmo propício para a descontração – alguém aí leu “distração”? Não adianta querer matar o “espírito natalino” e exigir a mesma postura austera dos meses anteriores. A melhor saída é entrar na dança, o que não significa descuidar do andamento dos negócios.
Onde estão a árvore e as luzes coloridas?
Fonte: eHow Brasil.
No intuito de tentar manter o mesmo foco, muitas companhias abolem até mesmo a decoração típica da época. Mas eu não vejo essa ideia como o melhor caminho a seguir. Ao invés de ficarem “ligados”, os colaboradores podem se sentir desestimulados, presos ou indiferentes.
É mais interessante aproveitar o clima para estreitar laços com os membros do time, criando assim uma sinergia positiva em prol ao fechamento das atividades. A decoração do ambiente pode ajudar nesse sentido a partir do momento em que gera uma sensação de unidade.
Ao invés de boicotar o pessoal, procure motivá-lo. Ofereça como prêmio para aqueles que cumprirem determinados objetivos com antecedência a possibilidade de ir embora mais cedo, ou então promova um daqueles concursos da mesa mais bonita do escritório.
Busque dialogar com sua equipe para alinhar as expectativas e definir prioridades. Já ouviu dizer que “conversando a gente se entende”? Todavia, para que tudo saia dentro do esperado é importante que você tenha definido um plano antes, com as diretrizes a serem seguidas durante este tempo atribulado.
Para terminar: mantenha o bom humor. Ele é a melhor solução para contornar crises e manter a produtividade em alta, seja lá qual for a época do ano.
Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!
Comments