Trabalhar no mercado papeleiro, e no Varejo em geral, exige extrema atenção às expectativas, situações e possibilidades do consumidor. Acompanhar cada momento do ano e da economia pode ser uma boa estratégia para compreender melhor as condições de seus clientes e para, a partir daí, articular ações de maior apelo junto aos mesmos.
Nem sempre o cenário é tão favorável, mas para poder lidar com ele é preciso compreendê-lo, tarefa para a qual o ICC – Índice de Confiança do Consumidor, calculado Pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pode ser uma valiosa fonte de informação.
ICC abril de 2013
Então vamos falar sobre ele! No mês passado as baixas enfim tiveram uma trégua. Após 6 meses consecutivos de queda, o índice permaneceu estável ao marcar 113,9 pontos, o que, no entanto, não é exatamente tão positivo assim, visto que o mesmo se mantém no menor nível desde março de 2010 (111,6 pontos).
Além dessa retraída estabilidade, o ICC apresentou piora nas avaliações sobre o presente, com o Índice da Situação Atual (ISA) caindo 2,3% ao passar de 124,5 pontos em março para 121,6 pontos em abril. Por outro lado, houve uma melhora nas expectativas com relação aos próximos meses, situação em que o Índice de Expectativas avançou 1,5%, de 108,0 para 109,6 pontos no período.
De acordo com a avaliação da FGV:
“A combinação de resultados mostra que o consumidor está insatisfeito com a situação geral da economia e incerto em relação às perspectivas de melhora ao longo dos próximos meses”.
Saiba mais a seguir:
Para uma atuação estratégica sua Papelaria deve considerar todos esses fatores pontuais e de médio prazo. Dessa forma se torna possível viabilizar os esforços necessários para se trabalhar melhor questões como promoções, formas de pagamento facilitadas e outros recursos que visam chamar a atenção do consumidor em um contexto latente.
Cuidar para que seu negócio tenha um bom desempenho no mercado atual é a missão da Exitus Consult. Por isso, conte com o nosso apoio especializado em posicionar a sua empresa com sucesso durante todo o ano!
Comments