Como as pequenas empresas podem superar os desafios de 2015

dicas-planejamento-2015

ricardo-frederico-exitus-consult2015 nem bem começou e você já está preocupado em como fazer os negócios prosperar? É, meu amigo, realmente, este não será um ano nada fácil, nem para as micros, nem pequenas empresas, muito menos para as grandes corporações.

O país vive um período econômico delicado, mergulhado em um cenário de desaceleração que pode comprometer as chances de crescimento de maneira generalizada. Somado a isso há também a pressão inflacionária que, devido ao aumento dos juros, deve provocar duros impactos no consumo.

Banco Central do Brasil e o IBGE projetam que o nível de endividamento das famílias deve aumentar de 40,9% em 2011 para 52,4% em 2015. Com mais dívidas, o consumidor deve, então, cortar gastos com a aquisição de bens ou substituir itens e marcas de maior valor agregado por itens mais acessíveis. Essa baixa irá, naturalmente, refletir no faturamento das companhias, que precisam estar preparadas para continuar avançando a passos lentos.

Pensamento positivo aplicado no planejamento

dicas-planejamento-2015Planejamento: Fundação Vanzolini.

Precisamos ser realistas para poder encarar o mercado com as armas certas, mas desanimar, nunca! É em tempos de crise que surgem as grandes ideias. Sabe como é, a necessidade é a mãe da invenção. As dificuldades tendem a nos mover à superação, à criatividade e à evolução. Ao invés de serem encaradas como barreiras, elas podem ser concebidas como oportunidades – que tal?

Manter o pensamento positivo e a paciência em alta será muito importante para definir as próximas ações. O planejamento, aliás, nunca foi tão fundamental. Se nesse ambiente de restrições que tem se estabelecido sua empresa não contar com estratégias verdadeiramente consistentes, é bem improvável que ela suporte as turbulências.

Vale destacar que os desafios são novos e, por isso, as táticas a serem traçadas também devem ser novas. Não adianta utilizar os mesmos direcionamentos estratégicos, financeiros ou gerenciais de outrora e esperar resultados positivos no presente momento. Nada disso, o clima não está para leviandades! É preciso analisar o setor de forma profunda, buscando reidentificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

As pequenas empresas devem descobrir maneiras de maximizar o seu potencial produtivo utilizando os recursos que já estão ao seu alcance. Ideias criativas são muito bem-vindas nesta hora, portanto, criar programas internos que as incentive e as gratifique pode ser uma sábia decisão. Além disso, há outros fatores importantes para incrementar essa receita nesses tempos de crise. Eu quero compartilhá-los com você.

Ingredientes estratégicos para enfrentar 2015

dicas-pequenas-empresas-20151. Foco: O que é essencial para os seus negócios? Para que eles se mantenham economicamente sustentáveis em 2015 será necessário deixar de investir em áreas com menor valor agregado a fim de que os gastos sejam mantidos apenas com as prioridades. Se você ainda não as definiu, é bom se apressar.

2. Cautela: O atual cenário não está favorável ao experimento de abordagens mais arriscadas. A ideia agora é valorizar os aspectos mais eficientes da empresa, buscando manter a excelência em suas áreas mais rentáveis e, se for o caso, promover ajustes nos setores que precisam se adaptar aos novos desafios.

3. Simplificação: Processos mais objetivos e automatizados ajudam a manter o foco no que o negócio faz de melhor. Por isso, enxugue a burocracia interna, elimine a capacidade ociosa e vá sempre direto ao assunto. Dessa forma, evita-se gastos com tempo e recursos em atividades que não contribuem para o seu desenvolvimento.

4. Segmentação: Manter o foco em seu segmento específico, diminuindo o mix para oferecer apenas os itens com maior rentabilidade, será de grande valia para que as pequenas empresas eliminem a aquisição de insumos desnecessários e assegurem sua economia.

5. Parcerias: Em épocas difíceis não há nada melhor do que unir forças a parceiros bem estruturados, de preferência com algum renome no mercado para que se consiga uma visibilidade maior nas ações empreendidas.

Para encerrar, eu sugiro que você veja também 5 dicas para o seu planejamento 2015. Nesta hora toda informação relacionada aos nossos negócios ajuda. Por isso, aproveite.

Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!

Referências: ZeroPaper, Administradores, Virtual Office.

ricardo-frederico

Comments


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *