Porquê você deve conhecer bem a realidade do seu negócio

ricardo-frederico-exitus-consultQuem não quer chegar ao topo, realizar seus sonhos, alcançar o sucesso? Claro, todos nós. Mas acredito que isso fica ainda mais evidente quando um empreendedor decide abrir seu negócio.

Com as portas abertas, dia após dia ele irá trabalhar para ter êxito e avançar. Não há limite para as conquistas! Dessa forma, seus sonhos irão voar cada vez mais alto, o que se traduzirá pela busca constante do sucesso de sua empresa. Contudo, não adianta avistar o cume e começar a dar passos maiores que as pernas. Para chegar lá é preciso estar preparado e conhecer muito bem as potencialidades das ferramentas que hoje se tem em mãos. Você conhece as suas?

Certa vez um empresário me abordou dizendo: “Pois é Ricardo, preciso de sua ajuda para crescer. Sei que posso, tenho capacidade produtiva, qualidade e equipe, só tenho que melhorar meu time de vendas, apenas isso”. Achei a colocação um pouco precipitada e já imaginando o que estava acontecendo respondi: “Interessante, como você concluiu que pode crescer? Você conhece seu segmento de atuação? Conhece de fato seus concorrentes? Qual seu posicionamento de mercado? Qual sua participação (marketshare)? Tem treinado sua equipe de vendas? Seu mix de produtos está adequado?”.

Bom, nem preciso dizer que provoquei uma reação de espanto por parte dele. Para a maior parte dos questionamentos que fiz as respostas foram evasivas ou sem consistência. Esse é um sintoma comum de quem não tem real conhecimento sobre seus negócios. O problema é que dar um passo a mais nessa condição pode ser um verdadeiro “tiro no pé”.

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É natural que no início o empreendedor não tenha mesmo uma ampla noção sobre seu negócio e mercado. A experiência vai cumulando conhecimento, porém, isso só vai acontecer se ele se esforçar, e rápido! Os concorrentes não irão esperar ninguém ficar maduro o suficiente para começar a “guerra”.

Conheço algumas organizações de portes consideráveis que ainda hoje enfrentam complicações de nível básico. Isso acontece porque continuam pensando da mesma forma como quando iniciaram e porque não procuraram evoluir, sanando no devido tempo os problemas próprios de cada fase.

Se torna inviável querer galgar novos patamares quando as bases não estão bem estruturadas. Fica inviável apontar um futuro próspero quando não se conhece o ponto de partida. Nada se faz sem informação, e informação consistente, pois há questões estratégicas envolvidas no universo empresarial. Não dá para brincar, nem relaxar. Se você quer o sucesso deve primeiro “arrumar a casa”, consertando os pontos mais urgentes – não aqueles que você acha mais fácil de resolver agora, mas aqueles que são prioridade.

É necessário estudo, pesquisa, análise. Achar que conhece a empresa e que pode identificar os problemas assim só “passando o olho” é um grande engano. Checando a fundo você terá surpresas consideráveis. Mas, não se preocupe, é por um bom motivo, eu garanto!

Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!

ricardo-frederico

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