Como lidar com uma crítica

desmotivação

Nem sempre é fácil receber uma crítica a respeito de seu desempenho ou de suas ideias. Muito menos conseguimos barrar pensamentos sabotadores e a dura autocrítica que, muitas vezes, nos leva à desmotivação.

Durante uma reunião com os associados da minha empresa, na semana passada, um dos participantes fez uma dura autocrítica que me fez pensar o quanto nos abalamos por uma opinião isolada ou uma percepção, que nem sempre condiz com a realidade.

trabalhando junto

Esse acontecimento me fez refletir sobre a sociedade em que estamos vivendo, que nos exige mais velocidade e desempenho, num cenário de competição acirrada, que obviamente despedaça o emocional e destrói a autoestima. Entretanto, o ser humano é surpreendente em sua capacidade de superação e não pode deixar de preservar sua autoestima, buscando sempre alternativas para enfrentar situações como essa.

Diante de uma crítica ou de uma situação desconfortável de insegurança, é preciso analisar os acontecimentos sob três importantes aspectos, que poderão transformar completamente a forma como o ocorrido está se apresentando.

1o. ANALISE QUEM

Quem exatamente fez a crítica? Em qual circunstância? Qual é a capacidade desta pessoa em questão e quais são seus conhecimentos a respeito do foi criticado? Necessariamente, essa crítica, partindo desse sujeito, deve ser encarada como negativa?

2o. ANALISE OS FATOS

Quais foram os fatos que levaram a essa situação ou crítica? Qual a sua participação efetiva no ocorrido? O poder de decisão estava nas mãos de quem? Será que você está sendo o “boi de piranha” na situação?

3o. ANALISE O PESO

Qual é a importância real dessa situação na sua vida? Qual é a importância desse sujeito para você? Qual é a sua real competência?

Demoramos um tempo precioso para desenvolver nossas competências e nem sempre quem está acima de nós hierarquicamente tem a capacidade necessária para fazer uma análise adequada de desempenho. Entender o cenário é fundamental para agir com inteligência emocional, preservar sua autoestima e realizar o trabalho da melhor forma possível.

Não deixe que fatos ou pessoas minimizem o seu real potencial. Você já é um vencedor por sua trajetória. Valorize-se!

Pense nisto e não deixe que seu dia te consuma.

Ricardo Frederico

Comments


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *