5 dicas de network para começar a pôr em prática

dicas-como-fazer-networking

ricardo-frederico-exitus-consultHoje não vou dar dicas, nem falar das minhas experiências. Já é hora de ir desacelerando o passo e encher o peito de bons sentimentos.

Esteja certo: muitos negócios surgem a partir dos contatos que temos, uma verdade que é ainda mais evidente na realidade dos micros e pequenos empresários. O problema é que nem todos trabalham a questão do network de forma profissional. Ou seja, não basta registrar um ou outro contato e achar que já é o suficiente. O que você faz com eles? Você tem uma forma sistêmica de organização que possa ser facilmente utilizada?

Com o passar do tempo eu aprendi a sempre responder as pessoas que me chegam, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet. Dedicar atenção a elas e dar um retorno rápido é fundamental para ir cultivando bons relacionamentos. Quando é assim fica muito mais fácil desenvolver as oportunidades que porventura surjam. Tenha sim uma lista de prioridades, mas não ignore ninguém!

Posso dizer que por causa dessa minha postura colhi e colho ótimos frutos, não só profissionais como também pessoais. Uma lição que aprendi com a experiência é que muitas vezes as posições se invertem: aquele nos oferece algo neste momento pode ser um futuro prospect. Então, todos devem ser encarados como contatos em potencial.

Há diversas formas de fazer network. A seguir relacionei 5 dicas para quem quer começar:

Como fazer network

dicas-como-fazer-networking

1. Saia do casulo: A internet é uma ótima ferramenta para fazer contatos – use e abuse dela! Porém, lembre-se que nada supera o contato humano. As outras pessoas precisam te ver, te conhecer e falar com você face a face. Por isso, participe de eventos, feiras, cursos e outros acontecimentos. Marque presença, troque cartões;

2. Registre e atualize: Crie um documento com as informações sobre seus contatos: nome completo, e-mail, telefone, redes sociais o que mais estiver acessível. Depois gerencia essa lista, atualizando, corrigindo e acrescentando dados;

3. Saiba ouvir: Nos primeiros encontros de networking a gente costuma querer falar demais, contar a nossa história, partilhar nossos projetos e por aí adiante. Porém, procure manter o controle para não se tornar “O” chato. Saber ouvir o outro é o grande segredo;

4. Prometeu? Cumpra: Se numa conversa algo foi combinado não tarde em realizá-lo. Isso gera credibilidade. Contudo, tome cuidado para não prometer mais do que pode cumprir. Seja sincero e tudo irá bem;

5. Não seja tímido: Não espere apenas que as pessoas se aproximem. Tome a atitude e durante o diálogo sorria, olhe nos olhos e permita a criação de um vínculo. Simpatia é bom e todo mundo gosta!

Pronto para praticar? Que tal começarmos a nos relacionar agora? Deixe seu comentário e vamos conversando. Quem sabe façamos negócios juntos em breve…

Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!

ricardo-frederico

1 Comment

  • Jeovania 13 / 08 / 2014

    Amei todas as suas dicas, que jesus te inteligencia e muita sabedoria por expressar palavras tão sabias!

    Responder


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *