Faturamento ou resultado: O que é mais importante?

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ricardo-frederico-exitus-consultHoje não vou dar dicas, nem falar das minhas experiências. Já é hora de ir desacelerando o passo e encher o peito de bons sentimentos.

Sempre me chamou a atenção a preocupação excessiva de algumas empresas com a questão do faturamento. Eu mesmo já fui vítima desse sintoma!

A maior parte de quem pertence à área Comercial tem, digamos, essa “síndrome ansiosa” pelo crescimento do faturamento. Mas precisamos parar e pensar. Será que essa métrica, por si só, garante o resultado e a sobrevivência de uma empresa?

Hoje tenho notado que o resultado efetivo, medido sempre pelas áreas financeiras, tem sido o enfoque principal. Pensando mais friamente, será que as empresas estão preparadas para entender esses controles com tranquilidade e, principalmente, assertividade?

Sinceramente, acredito que ainda estamos longe de termos companhias realmente conscientes e preparadas nesse sentido.

O que ocorre muitas vezes é que as organizações vão crescendo e mantendo seus métodos de operação inalterados. Ou seja, vão avançando, mas continuando a fazer as coisas da mesma forma desde quando começaram. Eu até entendo que assim como é difícil para os pais ver os filhos crescerem, também é difícil para os fundadores de um negócio assimilar as mudanças. Mas elas são fundamentais e não podem ser tratadas com ferramentas antigas.

É interessante observar que, muitas vezes, admira-se quem teve a consciência de que é preciso evoluir. Alguns até ficam espantados e não entendem porque certa empresa conseguiu crescer e, o mais incrível, ter resultados.

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Em pleno 2013 tenho me deparado com essa realidade e, sobretudo, com a dificuldade de perceber e aceitar que é necessário rever conceitos e, em muitos casos, contar com uma ajuda qualificada para construir novos caminhos e, principalmente, para trabalhar pela longevidade de seus negócios.

Costumo perguntar aos empresários e executivos para quem será a empresa no futuro: para ele, seus filhos ou netos? Enfim, busco identificar até onde eles desejam levar o que construíram.

Não adianta mais ficar olhando apenas para dentro de seu negócio. É preciso mudar (sempre), enxergar novas possibilidades e criar alternativas consistentes para que o futuro não fique tão distante a ponto de parecer um sonho que não se realizará. Não tenha uma visão limitada que só se preocupa com o faturamento. Exercite a capacidade de enxergar além dos desafios pontuais do presente se prepare para avançar, conquistando resultados realmente duradouros.

Reflita, pare e pense. Não deixe que seu dia te consuma!

ricardo-frederico

1 Comment

  • Cristiano - Sistema de Gestão Empresarial 06 / 11 / 2013

    Ricardo, nas consultorias que faço percebo que o empresario brasileiro foca muito no faturamento, logico sem isso não existe empresa, mas eles esquecem das metas.

    Att,

    Cristiano Silva

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